Liga Paulista define quando retornará suas competições

Em videoconferência realizadas com representantes dos 19 clubes inscritos, a Liga Paulista de Futsal definiu para setembro a data de retorno de suas competições em todas as suas categorias, que se estenderão até dezembro.

Apesar de já ter definido quando irá retornar, a LPF ainda aguarda autorização dos órgãos de saúde responsáveis para liberar os treinamentos. De acordo com o cronograma definido pelo governo do Estado de São Paulo, a atividades esportivas serão liberadas apenas na quarta fase da flexibilização. Isso ainda não tem uma data definida e depende do controle de casos do coronavírus.

Sugestão de protocolo

A Liga Paulista enviou para a Secretaria de Esportes do Estado e os clubes filiados de como devem protocolos adotados quando as atividades forem retomadas. De acordo com o documento, o plano terá quadro fases.

A primeira consiste em um período de 15 dias, com a saída dos atletas de casa e a retomada do período de treinamentos em quadra, que seguirão individualizados, sem contato entre jogadores. Também será o período de acompanhamento mais próximo de casos suspeitos. Após essas duas semanas, jogadores e comissão técnica serão testados. Se não houve caso positivo, o clube avança para a fase seguinte.

Na segunda fase serão reiniciados os treinamentos coletivos, sendo permitido o contato físico entre os atletas. As duas últimas fases consistem na retomada das competições sem a presença do público.

Máscaras deverão ser usadas na entrada e na saída dos ginásios. Membros da equipe técnica deverão usá-las em suas atividades.