Campo Mourão e Pato abrem a 25º edição da Liga Futsal desde sábado

Campo Mourão e Pato Futsal abrem neste sábado (22), às 19 horas, na Arena UTFPR (Ginásio Belin Carolo), em Campo Mourão, a 25ª edição da Liga Nacional de Futsal. O jogo não terá presença de torcedores no ginásio.

Outra partida deste final de semana acontece no domingo (23), em Erechim, onde o Atlântico jogará contra a equipe do Marreco Futsal às 11h15.

A competição era para ter se iniciado na última sexta-feira (21), com sete jogos, mas por conta dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina ainda não terem liberado a realização de partidas, esses confrontos tiveram que ser adiados.

Os duelos que estavam previstos para acontecer eram: Tubarão x Assoeva; Corinthians x Magnus; Brasília x Praia Clube; Cascavel x Joinville; Foz Cataratas x Blumenau; Umuarama x Joaçaba e Minas x São José.

Protocolos de segurança

Uma comissão de médicos elaborou uma cartilha de jogo, dando ênfase ao distanciamento social, às medidas de higienização, uso de EPIs e realização de testes em atletas e membros das comissões técnicas. No entanto, a realização dos testes nos atletas e membros da comissão técnica ficou facultativo para as equipes e caberá a elas decidirem se farão ou não as testagens.

Segundo o protocolo, todos os ambientes utilizados – ginásios, vestiários e salas de aquecimento – devem estar bem ventilados e devem ter seu layout modificado para garantir o distanciamento entre as pessoas.

O uso de máscaras será obrigatório para todos os que estiverem envolvidos na partida, exceto para aqueles que estejam praticando atividade de alta intensidade.

Formato reduzido

No ano em que comemora seu jubileu de prata, a competição terá um formado reduzido e grupos regionalizados, tudo por conta da pandemia.

As 21 equipes que se inscreveram para a disputa foram divididas em três grupos regionalizados com sete times cada. Eles jogarão entre si em turno e returno com os cinco primeiros colocados, mas o melhor colocado dentre os três grupos avançando para a segunda fase. Na primeira fase cada time fará 12 jogos contra 20 do formato original.

A partir da segunda fase a disputa segue como já havia acontecendo nos últimos anos, com o tradicional mata-mata em dois jogos. Nas oitavas de final os cruzamentos se darão da seguinte maneira: 1ºA x melhor 6º colocado; 1ºB x 5ºC; 1ºC x 5ºA; 2ºA x 5ºB; 2ºB x 4ºC; 3ºA x 3ºC; 2ºC x 4ºB; 3ºB x 4ºA.

No grupo A estão as equipes de São Paulo, Minas Gerais e Brasília. Ele é composto por Brasília (DF), Intelli Tempersul (SP), Corinthians (SP), Minas (MG), Praia Clube (MG), São José (SP) e Magnus (SP).

o grupo B estão Carlos Barbosa (RS), Atlântico (RS), Blumenau (SC), Joinville (SC), Marreco (PR), Cascavel (PR) e Foz Cataratas (PR). Já o grupo C, além do atual campeão Pato Futsal, também estão