Crise financeira faz tradicional time francês ter falência decretada

Dono de seis títulos do Campeonato Francês, dentre outras conquistas, o tradicional Bordeaux, teve sua falência decretada. Atravessando grave crise financeira, o hexacampeão nacional foi rebaixado, fora de campo, para a terceira divisão na última temporada.

Apesar de ter terminado a League 2 na 12ª colocação, com 50 pontos, o clube foi punido com o descenso pela Liga Francesa após ter tido suas contas reprovadas.

O clube ainda tinha como esperança um acordo de compra por parte de uma empresa norte-americana, que também é acionista do Liverpool, mas isso não ocorreu. Seria necessário cerca de 40 milhões de euros (algo em torno de R$ 240 milhões de reais) para o pagamento das dívidas.

Sem tal acordo, o clube decidiu abandonar o estatuto de profissional ao decretar a falência.  Dessa forma, todos os jogadores do plantel terão seus contratos rescindidos e eles ficarão livres no mercado para fecharem contratos com outras equipes. Além da perda de todo o elenco, o centro de treinamento da equipe também será fechado e cerca de 70 jovens podem ficar sem clube.

A terceira divisão do futebol francês, chamada de Campeonato Nacional, é disputada tanto por equipes profissionais quanto amadoras. As equipes rebaixadas perdem o status de profissional, mas podem solicitar uma isenção de dois anos para seguir com o reconhecimento. No entanto, por conta da situação financeira, o Bordeaux sequer tentará esse recurso temporário.

Seis vezes campeão da primeira divisão, sendo a última conquista em 2009, o Bordeaux também possui títulos da Copa da França, Supercopa e Copa da Liga Francesa. Por lá já passaram jogadores como Zidane, e Pauleta, além de atletas brasileiros, como mais recentemente o lateral Mariano, o zagueiro Pablo e o atacante Malcom.

https://youtu.be/9NvdpjE95v0